Os trinta autores aqui reunidos nos brindam com estudos de vanguarda sobre aspectos polêmicos de diversas formas de Resolução de Conflitos, dentre eles: a Arbitragem no setor de Energia, a boa gestão do procedimento arbitral, a análise econômica de Projeto de Lei para alterar a Lei Arbitragem brasileira e do Conflito de Competência entre arbitragem e ação judicial envolvendo disputa sobre franquia, da responsabilidade dos players na efetividade da arbitragem, a vinculação do administrador à cláusula compromissória em estatuto social, a cooperação do Judiciário no procedimento arbitral, a prova técnica nas arbitragens, a possibilidade do Judiciário reduzir a multa do art. 413 do CCB, diversas questões envolvendo os Dispute Boards e práticas colaborativas empresariais, a mediação e o acordo estrutural, a escolha do mediador, os métodos consensuais em reestruturação empresarial e a mediação empresarial em M&As.
O advogado Henrique Tonucci, do nosso escritório, é um dos co-autores, tendo elaborado o capítulo referente à Mediação de Conflitos decorrentes de operações de fusões e aquisições de empresas. O estudo traz análise de alguns dos conflitos comuns na área do M&A, partindo de dados mercadológicos e da prática nacional e internacional. Ao final, são elencadas sugestões práticas e concretas para resolução desses conflitos por meio da negociação ou mediação entre os representantes das empresas. A leitura é recomendada a todos os profissionais ou estudiosos que atuem nas áreas da resolução de disputas e do direito empresarial.
A obra pode ser adquirida no site da editora Almedina, no link https://www.almedina.com.br/produto/meios-adequados-de-solucao-de-conflitos-11897